José Barbosa Junior, expôs sua opinião e ponto de vista em cima deste fato preconceituoso e imaturo de alguns brasileiros em apontar a região nordestina como pobre, sem cultura e sem evolução. Sem evolução? Sem cultura? Pobre...? Pois bem, aqui vai minha adaptação do ótimo pensamento de José.
Eu, particularmente tenho admiração pelo povo nordestino, pelo Nordeste em si. Sua literatura maravilhosa que nos deu a honra de termos neste país, mestres como: Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, José de Alencar e Rachel de Queiroz. Maranhão nos deu, Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar. O Ceará nos deu José de Alencar. E a Bahia minha gente? Nos deu o maravilhoso Jorge Amado. No humor, os nordestinos são os que mais no fazem e fizeram rir. Como por exemplo, o gênio Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, e até mesmo nosso palhaço Tiririca, que foi eleito deputado federal com a maioria de votos na região paulistana. No cinema ainda poderemos falar em José Wilker, Milton Moraes, Marco Nanini...
E ainda temos, Lázaro Ramos e Wagner Moura.
E na música? Será que porquê vocês o julgam como analfabetos e sem cultura eles não conseguiriam, fazer música? Diga isso ao, Alceu Valença, ao Zé a Helba Ramalho, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Lenine...
Tivemos a honra da majestade e simplicidade de Gonzaguinha.
Então vamos separar esta região pobre e sem cultura seria certo. Vamos educá-los com nosso funk ostentação, nosso sertanejo universitário. Vamos ensiná-los nossa poesia estética musical de Latino, Mc Beyoncé, e a filosofia de Catra...
Eu, Mariana fico completamente arrasada, decepcionada, em ver como um ser humano pode ter este tipo de atitude com outros seres humanos, julgando sua cultura, e região como sujas, tratando-os como animais ou como se fossem nos contaminar. Vamos abrir nossos olhos e enxergar a beleza que há em cada canto deste Brasil, a cultura do Nordeste é maravilhosa. Seu povo é maravilhoso. Vejamos o quê Nordeste nos proporciona e nos proporcionou. O Brasil em sua cultura e absolutamente Nordestino. Somos todos irmãos.Vamos engolir este orgulho e abandonar este preconceito. As eleições foram honestas e democráticas, a maioria deste país escolheu o rumo disso tudo. Não há como jogar pedras, onde poderiam se plantar flores. Vamos respeitar o próximo. Como respeitamos o time de futebol do vizinho, sua religião, seu gosto musical, o que quer que seja. Todo canto do país possui sua beleza e cultura. E isso no Nordeste tem de sobra. Por isso digo, se eu pudesse, teria o Nordeste só pra mim. Não quero dividir com ninguém nem de ninguém. Por quê ele é lindo.
O comodismo descarta os sonhos, interrompe o progresso, afasta os objetivos, não permite a felicidade, mata a esperança. Não deixe sua esperança morrer. Não deixe a alegria de viver, não se acostume com uma vida infeliz. Mude, viva, descubra, renove, invente, ame, dance, cante e encante, sorria... seja feliz. Quando nós resolvemos mudar, a vida nos acompanha, aquele que aceita o comodismo, não experimenta novos sabores, não anda por novos caminhos, não conhece a felicidade...
29 de outubro de 2014
24 de outubro de 2014
A desculpa do erro
Confesso que tenho muito medo de errar. Medo de magoar, ofender, medo de fracassar.
Muitas vezes alguns me dizem ''você é idiota'', ''você é trouxa'', ''você é boba, besta, tonta...'' Talvez eu seja mesmo, tudo isso... Mas nem que eu morresse, acho que perderia essa minha mania de querer dar o meu melhor sempre, para mim e para os outros. Esse meu lado pisciana me proporciona ter um coração puro e inocente. Querer fazer aos outros até aquilo que quase não é possível. Muitas vezes, deixo de fazer algo para mim, para fazer aos outros. Mas, apesar de amável, tenho meu lado ''azeda'', digamos assim. Sensível ao extremo, que resolve algumas coisas no grito... estressada, e desastrada.
Hoje, me controlo mais, tento manter o foco, mas o meu gênio é esse. Quando ajo por impulso ou falo sem pensar, acabo ferindo as pessoas, e consequentemente as magoo. Mas, em nenhuma dessas ocasiões eu tenho a intenção maldosa. E quando vejo, já foi, já era, falou tá falado. Me crucifico por meus atos, volto atrás quantas vezes for necessária, para corrigir meu erro. Não se desculpe tanto. Não é suficiente apenas dizer: Olha eu errei, me perdoe. Se a pessoa erra várias vezes, e se desculpa apenas da boca pra fora, e não age de um modo diferente para corrigir o seu erro, essa mesma pessoa perde a sua credibilidade. A confiança é como um traço de grafite em uma folha em branco. E a cada ato errado, é como a borracha apagando este traço. Mas, se você agir diferente, este mesmo traço apagado poderá ser refeito. Caso contrário, o borrão se torna cada vez mais marcado.
Lembre-se que, ninguém terá confiança em uma pessoa que se desculpa como quem deseja bom dia. Ela terá confiança em uma pessoa que, reconhece seus erros e volta atrás para fazer diferente. O acumulo de desculpas destrói qualquer confiança. Não apenas diga ''Me desculpe'', aja diferente. Seja maduro o suficiente para voltar atrás, e humano o suficiente para reconhecer teus erros e falhas.
3 de outubro de 2014
Gente grande
Eu tenho saudade de quando eu era criança, e corria pro quarto dos meus pais com meu colchão, quando trovejava. Meu medo de trovão, ainda permanece. Eu tenho saudade, de quando eu tinha medo e gritava: ''Mamãe!!! Eu tô com medo.'' E ela vinha e me acalmava. Mas mesmo assim, hoje em dia, ainda durmo de cabeça coberta. Eu tenho saudades de quando eu falava para minha mãe: Mamãe se ficar quietinho você vem agradar?. Era assim, ficávamos quietinhos e ela dava beijinho. Tenho saudades das quinta-feiras que ela estava passando alguma roupas, e eu e meus irmãos ficávamos esperando ela terminar só pra ela colocar nosso leite no copo. São três copos, desde pequenininhos nós temos: o meu é roxo e o do meu irmão também. O da minha irmã é laranja.
Lembro que nós três dizíamos: Mamãe faz leite? E ela fazia. Colocava nossa comida no prato, e lavava meu cabelo e o da minha irmã. Eu tenho saudade, de cantar na escola nos dias dos pais e mães, e dar presentinhos que nós mesmos fazíamos. Tenho saudade de brincar de Barbie o dia inteiro, de fazer vasinhos de argila e bonequinhos de gesso pra colocar na geladeira. Tenho saudades, dos dias que dormia na casa da minha avó. Do chá gostoso que ela fazia. E da maionese de domingo. Tenho saudade da gargalhada que ela dava quando assistia Zorra Total. E tenho saudade da gargalhada que meu avô dava quando assistia A praça é nossa. Tenho saudades de quando eu brincava de mercado, e de banco. Tenho saudades de brincar de escolinha. Tenho saudades do meu cachorro Bibo, que eu fazia de aluninho. Tenho saudades de cantar no quintal...
Só que agora, eu sou gente grande. Daqui menos de seis meses eu tenho 18. Nossa!
Mas mesmo assim não abandonei minha mania de dormir de cabeça coberta, de ter medo de trovão, de chamar de Mamãe e Papai... E ainda hoje, tenho meu primeiro urso e meu primeiro boneco na minha cama. Nós não devemos deixar que morra a criança que está em nós.
1 de outubro de 2014
Seja bem-vindo, Outubro!
Que Outubro seja tão doce quanto Setembro. Que os dias que estão por vir, sejam majestosamente doces... Que ao meu redor eu possa ver sorrisos iluminados, e que ao meu lado permaneçam pessoas de coração leve. Sem cobiça nos olhos, sem invejar o próximo. Que o desejo seja puro e inocente. Que desejemos á felicidade para todos aqueles que não conseguem encontrá-la. Que eles possam em Outubro, passar a enxergar a vida de um jeito mais leve. Que Outubro seja um mês de bençãos. Que os ventos sejam sim favoráveis. Mas que eu faça ser. Que eu sonhe ainda mais, mas que eu faça todos esses sonhos se tornarem realidade. Que eu não apenas espere de Outubro, que eu realize em Outubro. Que não me falte, coragem, fé, paz de espírito e amor. Que todos nós sejamos capazes de correr atrás dos nossos sonhos, ao invés de apenas esperarmos que os ventos façam seu papel.
Mais um mês começou, e largada para realizar e chegar aonde queremos, está lançada!
Assinar:
Postagens (Atom)