24 de outubro de 2014

A desculpa do erro


Confesso que tenho muito medo de errar. Medo de magoar, ofender, medo de fracassar.
Muitas vezes alguns me dizem ''você é idiota'', ''você é trouxa'', ''você é boba, besta, tonta...'' Talvez eu seja mesmo, tudo isso... Mas nem que eu morresse, acho que perderia essa minha mania de querer dar o meu melhor sempre, para mim e para os outros. Esse meu lado pisciana me proporciona ter um coração puro e inocente. Querer fazer aos outros até aquilo que quase não é possível. Muitas vezes, deixo de fazer algo para mim, para fazer aos outros. Mas, apesar de amável, tenho meu lado ''azeda'', digamos assim. Sensível ao extremo, que resolve algumas coisas no grito... estressada, e desastrada.
 Hoje, me controlo mais, tento manter o foco, mas o meu gênio é esse. Quando ajo por impulso ou falo sem pensar, acabo ferindo as pessoas, e consequentemente as magoo. Mas, em nenhuma dessas ocasiões eu tenho a intenção maldosa. E quando vejo, já foi, já era, falou tá falado. Me crucifico por meus atos, volto atrás quantas vezes for necessária, para corrigir meu erro. Não se desculpe tanto. Não é suficiente apenas dizer: Olha eu errei, me perdoe. Se a pessoa erra várias vezes, e se desculpa apenas da boca pra fora, e não age de um modo diferente para corrigir o seu erro, essa mesma pessoa perde a sua credibilidade. A confiança é como um traço de grafite em uma folha em branco. E a cada ato errado, é como a borracha apagando este traço. Mas, se você agir diferente, este mesmo traço apagado poderá ser refeito. Caso contrário, o borrão se torna cada vez mais marcado.
Lembre-se que, ninguém terá confiança em uma pessoa que se desculpa como quem deseja bom dia. Ela terá confiança em uma pessoa que, reconhece seus erros e volta atrás para fazer diferente. O acumulo de desculpas destrói qualquer confiança. Não apenas diga ''Me desculpe'', aja diferente. Seja maduro o suficiente para voltar atrás, e humano o suficiente para reconhecer teus erros e falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário aqui!