26 de dezembro de 2014

A vida é uma constante mudança, mas certas coisas continuam


Hoje vejo, que alguns amigos que via há anos atrás, hoje não os vejo mais. Os fiéis, eu incluo no meu dia a dia. Outros, já não os encontro mais, alguns, acabo cruzando na esquina, e damos uma troca de sorrisos. Quando nos deparamos, estamos sentados em qualquer banco, colocando o papo em dia. Antigamente eu tinha muitas sonhos, hoje ainda sonho, mas os sonhos são outros. Já morri de amores, mas continuei viva. E viva, pude perceber que não era amor. Já fiz promessas, já cumpri promessas. Hoje vivo um amor verdadeiro. Como já disse, em outros textos meus, a vida é um jogo e nós somos os dados. Hoje não faço mais tantos planos como antes. De certa forma vi, muitas vezes, minhas expectativas rolarem ralo a baixo. Mas eu não fui levada por este ralo. E renovei minhas esperanças. Por maior que seja o tombo, nós sempre nos reergueremos. Consegui me preservar dos males do mundo, me defender das críticas, e me proteger do ódio e da inveja alheia. Quando olho para o espelho, eu me reconheço. Os meus olhos ainda brilham, e minha esperança vive. Já revelei mistérios, mas ainda há muitas coisas misteriosas, para serem reveladas. Já usei de pequenas mentiras, não para enganar, mas sim, para proteger. Já valei a verdade mesmo que doesse, e já falei coisas que deveria ter dito, mas disse. A verdade é cara limpa, a mentira é máscara na face. E quem usa muito da mentira, uma hora, acaba dançando neste baile de máscaras. Meus defeitos, ainda permanecem, mas eles melhoraram. E minha qualidades, passaram a ser maiores. Já tive muito medo de cometer erros, hoje tenho medo de não errar. Pois quem não erra, não aprende, não evolui, não cresce. Quando erro, assumo. Mas busco acertar mais, do quê errar. Ainda canto minhas canções, mesmo que sejam outras canções, o modo de cantar ainda é o mesmo. Talvez eu ainda continue sendo um tanto quanto boba, mas bobos são os que não vivem como eu. Os que não querem esperança nos olhos, amor verdadeiro e paz no coração, fé no futuro, aprendizado no passado, e liberdade no futuro.

17 de dezembro de 2014

Receita de Ano Novo

Para você ganhar um belíssimo Ano Novo, cor dor arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano, não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir a ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior) novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota, mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha, você não precisa beber champanhe ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?). Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta. Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumadas, nem parvamente acreditar que por decreto de esperança, a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver. Para ganhar um Ano Novo, que mereça este nome,  você, meu caro, tem de merecê-lo. Tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

 Carlos Drummond de Andrade.

Ps: logo será a hora de acordá-lo.

2 de dezembro de 2014

Mariana


Mariana,
menina que gosta tanto do mar,
e no quesito amar, meu Deus, como ama.

Sempre acha que tudo está por um triz,
corre contra os ponteiros do relógio,
e tem pressa de ser feliz.

Menina que está sempre aberta ao novo,
que busca sempre aprender,
não tem vergonha em dizer

- Nessa vida sou aprendiz!
E como diz!
Tagarela feito papagaio, e, cantarola com a viola.

Mas olha! Como ela canta com emoção!
E acaba encantando a todos,  pela bondade e coração.
Para ela é quase impossível dizer não.

Mariana,
tão doce e tão sensível,
mas que extrapola, e não se controla.

Fala mais alto que maritaca,
contagia a todos, e acrescenta diversão, a qualquer vida pacata.
Tem um coração enorme, desarmado, que nunca ataca.

Dança mesmo sem saber o passo, e não tem quem não pare e olhe.
Recebe aplausos pela tua dança, mas aceita vaias caso faça alguma lambança.
Mariana,

menina que ama tanto quanto aprende, e aprende tanto quanto ama.
E aprendendo a amar,
cresce a cada dia.

Tagarelando como papagaio, ou desfilando feito dama.
Mariana,
que carrega no teu nome a imensidão de um mar.

O seu nome verdadeiro, é Mar e Ama.
Por que o mar e amar, é o que faz Mariana ser,
Mariana.

1 de dezembro de 2014

Bem-vindo Dezembro!


Enfim chegou Dezembro. O mês da alegria, comemoração, e renovação. Onde a alegria está exposta em cada canto da cidade, em cada praça, em cada árvore. Está estampada no sorriso das crianças, nos corações dos jovens, e na leveza dos mais velhos. Dezembro é o mês mágico. O natal trás toda sua magia, e nas vésperas do ano novo, Deus já prepara o melhor para todos nós, no ano que virá. Dezembro é o mês para acertar o quê ficou pendente, concluir o quê ficou inacabado, rever os amigos, comemorar com todos que ama. Não importa quantos anos tenha, tire uma foto com o bom Noel. Pendure sua meia de natal, acenda as luzinhas da árvore, e abra seu coração para o melhor que Dezembro trás. A prosperidade, felicidade, e leveza que Dezembro trás, só entrará em nossos corações se permitirmos. Portanto vamos abrir nossas portas para tudo isso. Não importa se você acredita ou não no bom velhinho, Dezembro sempre toca de alguma forma até os corações mais durões, é a magia do Natal, não tem como ir contra. Que Dezembro seja leve e abençoado, e que o ano que virá muitas portas estejam abertas para mim, como o meu coração está aberto para Dezembro.

29 de novembro de 2014

Vício


Não faço da nicotina o meu instrumento de prazer. Nem do álcool, o meu instrumento terapêutico. Não faço das drogas o meu instrumento de relaxamento.
Dizem que, quando se trata de um viciado, seja por álcool, cigarro, cafeína, jogos etc, você passa a maior parte do seu tempo, pensando em uma substância, atividade ou pessoa.
Muitas pessoas, possuem esses vícios. Muitas vezes esses vícios podem causar problemas aos que fazer uso deles, passam a prejudicar suas vidas, mas mesmo assim esses indivíduos continuam alimentando o vício.
Escolhemos aqui, duas das muitas substâncias que viciam:

1. Álcool

O álcool é uma substância obtida de cereais e frutas fermentadas. E quando consumido em excesso, acaba resultando, muitas vezes, no alcoolismo de indivíduos que os ingere. Se torna uma necessidade compulsiva de consumi-lo. O alcoolismo está presente quando uma pessoa deseja o álcool  e não pode limitar ou conter a quantidade ingerida. Se os sintomas de abstinência começarem a se manifestar, tais como, suor, tremedeiras, ou ansiedade quando o consumo do álcool diminui ou se existe a necessidade de beber maiores quantidades de álcool para sentir o seu efeito, essa pessoa pode-se considerar um alcoólatra.
Alguns pensam que para abandonar o vício é apenas querer parar de consumi-lo. Mas, na realidade em que vivemos, sabemos que quando se trata de alcoolismo a solução não é tão simples.Quando se trata de um alcoólatra logo de início percebemos que, seu desejo pelo álcool, é maior que a habilidade de parar de beber. Sozinho, um alcoólatra não consegue ter tanto sucesso, quanto teria com o apoio de familiares e amigos. Portanto é extremamente importante este apoio. Muitos associam diversão ao álcool. Se não tiver álcool, não há diversão. A partir do momento que o álcool passa a ser uma necessidade e não mais uma distração que temos socialmente, os riscos começam a aparecer. E ocasionalmente prejudicam-nos e acabam prejudicando nossas vidas, e quem nos rodeia.

2. Comida

O vício por comida, é um dos vícios que mais cresce no país e no mundo todo. A medicina no tratamento da obesidade está em atraso. Quando alguém com excesso de peso, procura ajuda médica, a única prescrição que leva é a de reduzir o número de calorias ingeridas. É uma recomendação fadada ao insucesso. É o mesmo que recomendar ao alcoólatra, beber com moderação. Muitos dos viciados em comida, associam a comida ás emoções. E ai, resulta na fome emocional.
Quando as emoções controlam a vontade de comer, a fome é súbita e urgente. Muitas vezes recorremos a alimentos doces, e gordurosos no intuito de que nos confortem e compensem nossas tristezas, frustrações, inquietação, e principalmente ansiedade. É um problema comum, que não afeta apenas pessoas obesas. Muitos depois que ingerem comida em grande quantidade, acabam tendo o sentimento de culpa. É claro que ninguém sobrevive sem comida. Nem devem parar de comer. Na realidade, aconselhamos a esses indivíduos a moderação dos alimentos que os prejudicam, como gorduras e açúcares.
Ao contrário de vícios como tabaco e álcool, este não se vence deixando de comer. Deve, antes,  tornar a comida sua aliada. Como? Ajustando a frequência e a quantidade com que os consomem. Procure um nutricionista. É importante o uso de laticínios, frutas, legumes e peixes. Reduza cada vez mais os alimentos açucarados e gordurosos.Mantenha uma alimentação saudável, afastando qualquer oportunidade de vício.

Lembre-se!

Quando fazemos destas substâncias nosso meio de prazer ou terapêutico, acabamos nos tornando viciados em tais substâncias. Prejudicando á nos mesmos, e aqueles ao nosso redor. Por tanto tenha hábitos saudáveis, modere aquilo é exagerado. Reconheça seus vícios, fale sobre, procure ajuda.

Mariana Fischer.

29 de outubro de 2014

Eu quero o Nordeste pra mim, não quero dividir com ninguém nem de ninguém, porquê ele é lindo!

José Barbosa Junior, expôs sua opinião e ponto de vista em cima deste fato preconceituoso e imaturo de alguns brasileiros em apontar a região nordestina como pobre, sem cultura e sem evolução. Sem evolução? Sem cultura? Pobre...? Pois bem, aqui vai minha adaptação do ótimo pensamento de José.
Eu, particularmente tenho admiração pelo povo nordestino, pelo Nordeste em si. Sua literatura maravilhosa que nos deu a honra de termos neste país, mestres como: Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, José de Alencar e Rachel de Queiroz. Maranhão nos deu, Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar. O Ceará nos deu José de Alencar. E a Bahia minha gente? Nos deu o maravilhoso Jorge Amado. No humor, os nordestinos são os que mais no fazem e fizeram rir. Como por exemplo, o gênio Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, e até mesmo nosso palhaço Tiririca, que foi eleito deputado federal com a maioria de votos na região paulistana. No cinema ainda poderemos falar em José Wilker,  Milton Moraes, Marco Nanini...
E ainda temos, Lázaro Ramos e Wagner Moura.
E na música? Será que porquê vocês o julgam como analfabetos e sem cultura eles não conseguiriam, fazer música? Diga isso ao, Alceu Valença, ao Zé a Helba Ramalho, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Lenine...
Tivemos a honra da majestade e simplicidade de Gonzaguinha.
Então vamos separar esta região pobre e sem cultura seria certo. Vamos educá-los com nosso funk ostentação, nosso sertanejo universitário. Vamos ensiná-los nossa poesia estética musical de Latino, Mc Beyoncé, e a filosofia de Catra...

Eu, Mariana fico completamente arrasada, decepcionada, em ver como um ser humano pode ter este tipo de atitude com outros seres humanos, julgando sua cultura, e região como sujas, tratando-os como animais ou como se fossem nos contaminar. Vamos abrir nossos olhos e enxergar a beleza que há em cada canto deste Brasil, a cultura do Nordeste é maravilhosa. Seu povo é maravilhoso. Vejamos o quê  Nordeste nos proporciona e nos proporcionou. O Brasil em sua cultura e absolutamente Nordestino. Somos todos irmãos.Vamos engolir este orgulho e abandonar este preconceito. As eleições foram honestas e democráticas, a maioria deste país escolheu o rumo disso tudo. Não há como jogar pedras, onde poderiam se plantar flores. Vamos respeitar o próximo. Como respeitamos o time de futebol do vizinho, sua religião, seu gosto musical, o que quer que seja. Todo canto do país possui sua beleza e cultura. E isso no Nordeste tem de sobra. Por isso digo, se eu pudesse, teria o Nordeste só pra mim. Não quero dividir com ninguém nem de ninguém. Por quê ele é lindo.

24 de outubro de 2014

A desculpa do erro


Confesso que tenho muito medo de errar. Medo de magoar, ofender, medo de fracassar.
Muitas vezes alguns me dizem ''você é idiota'', ''você é trouxa'', ''você é boba, besta, tonta...'' Talvez eu seja mesmo, tudo isso... Mas nem que eu morresse, acho que perderia essa minha mania de querer dar o meu melhor sempre, para mim e para os outros. Esse meu lado pisciana me proporciona ter um coração puro e inocente. Querer fazer aos outros até aquilo que quase não é possível. Muitas vezes, deixo de fazer algo para mim, para fazer aos outros. Mas, apesar de amável, tenho meu lado ''azeda'', digamos assim. Sensível ao extremo, que resolve algumas coisas no grito... estressada, e desastrada.
 Hoje, me controlo mais, tento manter o foco, mas o meu gênio é esse. Quando ajo por impulso ou falo sem pensar, acabo ferindo as pessoas, e consequentemente as magoo. Mas, em nenhuma dessas ocasiões eu tenho a intenção maldosa. E quando vejo, já foi, já era, falou tá falado. Me crucifico por meus atos, volto atrás quantas vezes for necessária, para corrigir meu erro. Não se desculpe tanto. Não é suficiente apenas dizer: Olha eu errei, me perdoe. Se a pessoa erra várias vezes, e se desculpa apenas da boca pra fora, e não age de um modo diferente para corrigir o seu erro, essa mesma pessoa perde a sua credibilidade. A confiança é como um traço de grafite em uma folha em branco. E a cada ato errado, é como a borracha apagando este traço. Mas, se você agir diferente, este mesmo traço apagado poderá ser refeito. Caso contrário, o borrão se torna cada vez mais marcado.
Lembre-se que, ninguém terá confiança em uma pessoa que se desculpa como quem deseja bom dia. Ela terá confiança em uma pessoa que, reconhece seus erros e volta atrás para fazer diferente. O acumulo de desculpas destrói qualquer confiança. Não apenas diga ''Me desculpe'', aja diferente. Seja maduro o suficiente para voltar atrás, e humano o suficiente para reconhecer teus erros e falhas.

3 de outubro de 2014

Gente grande


Eu tenho saudade de quando eu era criança, e corria pro quarto dos meus pais com meu colchão, quando trovejava. Meu medo de trovão, ainda permanece. Eu tenho saudade, de quando eu tinha medo e gritava: ''Mamãe!!! Eu tô com medo.'' E ela vinha e me acalmava. Mas mesmo assim, hoje em dia, ainda durmo de cabeça coberta. Eu tenho saudades de quando eu falava para minha mãe: Mamãe se ficar quietinho você vem agradar?. Era assim, ficávamos quietinhos e ela dava beijinho. Tenho saudades das quinta-feiras que ela estava passando alguma roupas, e eu e meus irmãos ficávamos esperando ela terminar só pra ela colocar nosso leite no copo. São três copos, desde pequenininhos nós temos: o meu é roxo e o do meu irmão também. O da minha irmã é laranja.
Lembro que nós três dizíamos: Mamãe faz leite? E ela fazia. Colocava nossa comida no prato, e lavava meu cabelo e o da minha irmã. Eu tenho saudade, de cantar na escola nos dias dos pais e mães, e dar presentinhos que nós mesmos fazíamos. Tenho saudade de brincar de Barbie o dia inteiro, de fazer vasinhos de argila e bonequinhos de gesso pra colocar na geladeira. Tenho saudades, dos dias que dormia na casa da minha avó. Do chá gostoso que ela fazia. E da maionese de domingo. Tenho saudade da gargalhada que ela dava quando assistia Zorra Total. E tenho saudade da gargalhada que meu avô dava quando assistia A praça é nossa. Tenho saudades de quando eu brincava de mercado, e de banco. Tenho saudades de brincar de escolinha. Tenho saudades do meu cachorro Bibo, que eu fazia de aluninho. Tenho saudades de cantar no quintal...
Só que agora, eu sou gente grande. Daqui menos de seis meses eu tenho 18. Nossa!
Mas mesmo assim não abandonei minha mania de dormir de cabeça coberta, de ter medo de trovão, de chamar de Mamãe e Papai... E ainda hoje, tenho meu primeiro urso e meu primeiro boneco na minha cama. Nós não devemos deixar que morra a criança que está em nós.

1 de outubro de 2014

Seja bem-vindo, Outubro!


Que Outubro seja tão doce quanto Setembro. Que os dias que estão por vir, sejam majestosamente doces... Que ao meu redor eu possa ver sorrisos iluminados, e que ao meu lado permaneçam pessoas de coração leve. Sem cobiça nos olhos, sem invejar o próximo. Que o desejo seja puro e inocente. Que desejemos á felicidade para todos aqueles que não conseguem encontrá-la. Que eles possam em Outubro, passar a enxergar a vida de um jeito mais leve. Que Outubro seja um mês de bençãos. Que os ventos sejam sim favoráveis. Mas que eu faça ser. Que eu sonhe ainda mais, mas que eu faça todos esses sonhos se tornarem realidade. Que eu não apenas espere de Outubro, que eu realize em Outubro. Que não me falte, coragem, fé, paz de espírito e amor. Que todos nós sejamos capazes de correr atrás dos nossos sonhos, ao invés de apenas esperarmos que os ventos façam seu papel.
Mais um mês começou, e largada para realizar e chegar aonde queremos, está lançada!

19 de setembro de 2014

Eu vivo sempre no mundo da lua...


Tem gente, que canta aquela musiquinha pra mim: Nosso lindo balão azul.
A frase mais famosa dela, está no título.
Dia desses eu disse: ás vezes eu acho, que tenho que parar de ser assim.
Assim como? Viver no mundo da lua? Também... mas não só isso. Na verdade, ''viver sempre no mundo da lua'', não necessariamente só signifique que você viva desligado. Na música por exemplo, retrata alguém que acredite no mundo fantasioso, ou igual aos dos livros infantis. Semana passada, eu sonhei que olhava para o céu e enxergava seis luas. Sim! Seis. E uma de cada cor. Uma de cada tamanho. Dias atrás eu olhei e vi uma enorme, linda, fascinante, só que era real. A tal de superlua. E como seria viver em seu mundo? Bem, se eu vivesse no mundo da lua, eu poderia pedir emprestado o dragão de São Jorge, como na canção do amadíssimo Djavan. Viveria eu no mundo da lua, por quê como na canção do Balão Mágico, eu sou aventureira, desde o meu primeiro passo? Estaria eu, traçando meus passos rumo ao infinito?
Tenho alma de artista... romântica ao extremo. Taí! Isso contribui e muito para minha diária vivência no mundo da lua. Seria eu, uma gênia sonhadora?
Comentando sobre este meu sonho de seis luas, fizeram-me a seguinte pergunta: Em que mundo você estava? Eu antes de responder, ainda olhei para o céu procurando uma unica lua, não a vi. Se eu visse uma única lua, responderia: Bem, talvez fosse nesse mesmo, não é todos que olham para o céu para ver se ele possui seis luas. Talvez quando elas estão visíveis, nós não estamos preocupados em quantas luas se há no céu. Estamos muitas vezes, cansados, estressados, estudando, ou ocupando nosso tempo com algo útil.
Mas, eu simplesmente disse: Eu prefiro acreditar no mundo dos meus sonhos.
No meu mundo tinha seis luas, e tem planeta por aí que tem. Vai saber....
Eu vivo no mundo da lua porquê acredito SIM no meu mundo. Meu mundo que coloca o amor acima de tudo. Em meu mundo eu acredito que amor dure para sempre, que se tenha um único amor da vida. Que existe mais pessoas boas, do que más. Que a maldade está no coração daqueles que não deram espaço para o amor se estabilizar. Que o pensamento gera ações, que o pensamento atrai, e que funciona como um imã. No meu mundo eu acredito em 'felizes para sempre'. Porquê coloquei aspas? Bem... foi apenas para destacar. Como dizia Renato Russo: Eu prefiro acreditar no mundo do meu jeito No caso, no mundo dos meus sonhos...

14 de setembro de 2014

Nem todas as cartas de amor são ridículas

Nem todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não necessariamente, as cartas de amor precisam ser
Ridículas.

As cartas de amor, na maioria das vezes
São incrivelmente
Bonitas.

Tocam fundo em nossa alma
E entre linhas e letras arredondadas
Nos faz ter um pouco mais de calma.

Neste tempo em que escrevo
Escrevo com todo meu fervor, cartas de amor
Elas não são ridículas.

Traduzem o real significado da palavra: amor
Linhas que se despedem, querendo ficar
Linhas que se partem querendo permancer.

Linhas que recordam, querendo esquecer
Linhas que se apagam, quando se tem de ler.
Linhas que são respondidas, fazendo o amor acontecer


Linhas que quebram os relógios e seus ponteiros
Criam o seu tempo, regam suas flores, adubam teus canteiros.
Cartas de amor, não são ridículas quando o amor é verdadeiro.

Ah!
Todas as cartas de amor são bonitas.

4 de setembro de 2014

Avanço


Então, levantemos nossos traseiros dos assentos confortáveis, e desencostemos nossas colunas das almofadas felpudas e vamos á luta. Avante!
A vida é uma jogo onde você joga o dado, e você avança a casa. O quê diferencia é que você, é o dado. Você é o único que pode avançar mais uma casa, ou voltar três para trás.
Que tenhamos mais coragem, mais vontade. Que não deixemos que o medo nos impeça de tentar. Que tentemos sempre. Sem temer, sem darmos espaço para o medo. Que possamos dar espaços para sorrisos, que não deixemos que lágrimas ocupem este espaço. Que sejamos capazes de preencher todo o vazio, com abraços preenchedores. Que preenchem nossas almas, nossos corações, e consequentemente, nossas vidas.
Que tenhamos leveza para se levar a vida, e que optemos fazer caretas engraçadas, ao invés de caras amarradas. Que não procuremos mais sintomas de doenças pela internet. Que procuremos dicas de como se ter uma vida mais saudável. Qu tenhamos mais colo, mais beijo e mais cafuné, do quê solidão. Que mantenhamos nossas cabeças abertas á todo tipo de conhecimento. Mente fechada é uma empresa falida. Nã produz, não trabalha, não funciona e não gera lucros. Que acertemos mais, e erremos menos. Que deixemos de criticar, para elogiarmos. Que tenhamos pensamento positivo. Que tenhamos mais tolerância, e paciência. Que mantenhamos viva a esperança ao acordar, e ao nos deitar. Que tenhamos a chave correta para o auto-sucesso. Que não diminúamos ninguém para nos vanglorizar. Que não façamos ninguém de degrau, para subirmos na escada da vida. Que ajudemos mais. Que estendamos nossas mãos para apoiar um aos outros. Que tenhamos fé, e felicidade contínua. Que tenhamos e cultivemos o amor. Que não poupemos palavras de icentivo, apoio, e de carinho. A vida é ua folha em branco, onde temos as coordenadas, mas as decisões são exclusivamente nossas. Uma folha em branco, onde os lápis estão em nossas mãos. Você joga o dado, você escolhe quantas casas irá avançar.

Todo progresso é um avanço, seja um passo dado, ou toda estrada percorrida.

1 de setembro de 2014

Setembro floresceu

O mês das flores, o mês da primavera, os mês onde tudo aquilo que plantamos poderemos colher. No mês anterior eu disse: Plantar em Agosto, para florir em Setembro.
Então prepare suas cestas, enfeite teus cabelos com as flores mais belas, monte um delicado ramalhete e presenteie alguém que você tanto ama.
Hoje o primeiro dia de Setembro, foi com chuva. E que maravilha! Todos esperávamos ansiosamente por essa chuva abençoada. E logo seguinte o sol veio dar suas boas vindas.
Setembro chegou, e trouxe a chuva que lavou tudo que Agosto poderia ter deixado para trás. Lavou seus rastros, para colorir com suas flores. Lavou a alma dos desesperados, dos rancorosos, dos que não perdoam. Para que não mais se desesperem, para que eliminem o rancor que pode envenenar seus corações. Para que hoje, ele possam perdoar. Então, vamos todos apreciar este mês maravilhoso. Viver como se fosse nossos últimos dias. Não economizemos sorrisos, abraços, beijos nem flores!
Pensemos assim: Para cada sorriso que dermos, uma flor brotará em setembro.
Que a benção de Setembro floresça em todos os corações, que sorrisos possam florescer, e que muitos, muitos beijos floridos possam ser dados.

Bem-Vindo, Setembro.
O jardim da minha alma está preparado para te fazer florir da maneira mais pura, bela e alegre.

25 de agosto de 2014

Ser forte


Ao colocarmos o pé na estrada, não sabemos ao certo o quê vamos encontrar pela frente. Chuva? Sol? Pedras? Poços?
Chuva:Não tememos á chuva. Não faz mal, nos molharmos um pouquinho. Afinal, não somos de açúcar. Eu pelo menos não sou. Você é? Claro que não. Podemos até ser muito dóceis, mas de açúcar, não! O quê pode acontecer, é você pegar uma gripezinha, mas logo sara. E nem sempre realmente pega. Logo você estará seco novamente, e poderá mais uma vez dançar na chuva, como se fosse o último dia de nossas vidas. Será que o fim está próximo? E se estivesse? O quê você faria? Faça agora!
E o sol: esta maravilhosa estrela maior, que brilha, que arde e que queima... mas, que admiramos tanto. Com ele, podemos ir para praia com os amigos, se divertir na pscina, pegar um belo bronzeado, admirar o pôr-do-sol, isso não tem preço.
Pedras? Chute-as! São muito pequeninas para nos preocuparmos tanto com elas. São pequenos testes para ''medir'' o tamanho de nossas grandezas, diante de pequenos obstáculos. Por isso não sente e lamente, levante e enfrente. Pois lamentar e chorar, são atitudes de fracos. E você é forte o suficiente para chutá-las o mais longe possível.
E os poços? Quem nuna cair em um poço, jamais saberá o verdadeiro significado da palavra: forte. Pois quem não testa suas resistências, sua paciência, sua força, jamais será uma pessoa verdadeiramente forte.
Pois é dos deslizes, das quedas, das experiências,  e dos obstáculos, que construímos nossos degraus. Degraus, para a escada do auto-sucesso. Quem nuna quebrou regras, não venceu obstáculos, não aprendeu a dançar na chuva, não admirou o pôr-do-sol, não enfrentou as pedras do caminho, não é digno da vitória. Seja forte, pois a caminhada é longa, e o caminho exige muito da tua força.

24 de agosto de 2014

O que é amar?


Amar é olhar para dentro de si mesmo e dizer: eu quero é viver intensamente. É sonhar com uma gota de realidade, é realizar uma gota desse sonho. É estar presente até na ausência. Amar é ter em quem pensar. É uma razão que ninguém teria razão de tirar. É ser só de alguém e não deixar esse alguém só. É pensar em você tão alto ao ponto de você escutar. Amar é ir até a morte, é acordar para a realidade do sonho, é vencer através do silêncio. É ser feliz até com um pouco quando muito não é o bastante. Amar é dar anistia ao coração. É sonhar o sonho de quem sonha com você. É sentir saudade, é chegar perto da distância. Amar é a força da razão, é quando os momentos são eternos. Amar é viver a vida em versos e o inverso.

Crônica de
: Pedro Bial

19 de agosto de 2014

Seja feliz


Você tem que estar de pé, nos dias, nas horas, nas meias-noites, nas meias horas.
Irá cair, mas terá que se reerguer, pois a estrada está á sua frente e tem de ser percorrida.
Cantará com fulgor a tua canção, dançará conforme a batida, se encantará com promessas que ainda serão cumpridas. Pensarás demais, arriscará passos jamais ensaiados, transparecendo ser louco. Louco, mas um louco feliz. Receberá visitas com um sorriso, receberá visitas disfarçando a cara de choro.
Chorará em colos, dormirá em colos, se debruçará em colos, precisará de colo.
Ouvirá ruídos de portas, batidas de portas, maçanetas e fechaduras, ouvirá barulhos de chaves, vozes no fundo, gargalhadas insanas, choros entre soluços. Apreciará também o silêncio.
Passará madrugadas e madrugadas colando tua face em teus livros, devorando e decorando cada linha e cada sílaba, matará a fome da tua inteligência, o estudo é o alimento da inteligência, a sabedoria é o alicerce do conhecimento. As cortinas chacoalharão e as janelas irão se debater. Não! Não as feche. Deixe que o vento forte de Agosto entre e derrube os livros da prateleira, deixe-o que espalhe seus papéis, deixe-o que esvoace os fios do teu cabelo, e arrepie os pelos finos dos teus braços compridos. Repouse teu corpo, repouse teus ouvidos, repouse teus pés. Sinta-se forte, apesar dos tombos, apesar de tudo, apesar de.
Chore quando julgar necessário, chore sem motivos convincentes, chore só por vontade de chorar. Regue seus cílios, inunde teus olhos, alague teus travesseiros. Deixe que chova por entre seus olhos,  tuas mágoas, teus anseios, teus medos, ou melhor: chore por plena felicidade. Não deixe que o choro vire um vício, vicie na felicidade.Queira ser feliz, busque sua felicidade, mantenha uma boa alegria particular, antes de querer exibir aos outros teu sorriso largo. Pois muitos sorriem, mas nem todos estão felizes.
Peça desculpas quando julgar necessário, mas não se desculpe por tudo. Cochile por mais cinco minutos, deixe um fio do cabelo fora do lugar, deixe uma camiseta desdobrada, não se importe de sair de casa com a blusa amarrotada. A vida é maravilhosa, não vale a pena nos preocuparmos com pequeninos detalhes.
Sonhe, queira sonhar, tenha boas noites de sono. Mas também, tenha motivos bons para que tirem seu sono. Não permita que memórias ou momentos ruins, o impeçam de fechar os olhos e ter sonhos leves.
Tente não chorar antes de dormir, gargalhe em silencio, sorria de felicidade. Fale quando quiser falar, julgue quando tiver de julgar, mas seja humano o suficiente, para também reconhecer os teus erros, antes de apontar os erros dos demais.Ame loucamente, deixe que alguém seja o motivo da tua felicidade, deixe-o que restaure teu coração. Deixe a felicidade entrar, quando bater na tua porta. Deixe o amor entrar, e organizar toda a sua bagunça. Aprecie o barulho da chuva, não fuja dos pingos finos e frios, deixe-os que escorram pela tua face. Dance na chuva. Lave tua alma. Busque abrigo nos braços de quem te ama, de quem você ama. Dê abrigos á aqueles que precisam de você. Espante teus medos, acenda a luz se tiver medo da escuridão. Deixe-se flutuar em um abraço, deixe-se prender naqueles braços. Arrisque-se, cometa erros, aprenda novas línguas, novas receitas, novas piadas.... Renove o som da tua risada, aumente o tom da tua gargalhada. Seja feliz.

15 de agosto de 2014

2 Anos do ''A vida muda quando você muda''


Em Agosto de 2012, o primeiro texto estava sendo publicado no blog. Hoje, completa-se 2 anos.  Eu, Mariana, tive a iniciativa de criar um espaço, onde poderia expor meus pensamentos, minhas histórias, meus poemas, meus medos, meus amores, e meus anseios. Em menos de um mês alcançou 1.000 visualizações. Hoje está chegando em 10.000 visualizações no blog, e 45.166 visualizações na página. É um imenso prazer poder compartilhá-los com vocês. O A vida muda quando você muda, não faria sentido algum se não fossem por vocês, caros leitores. Meu imenso: Muito Obrigado! A cada um de vocês. Escrever é um dos melhores prazeres da vida, é um verdadeiro ato de liberdade. Eu podendo ser livre neste espaço, muitas vezes posso encorajá-los a novos voos, e novos horizontes. Há não temer o amanhã, aproveitar o hoje, relevar as críticas, usufruir dos elogios, mudar e renovar a cada dia. A mudança do mundo pode estar em você, abandone o banco de espera, e mostre todo seu potencial em campo. Pois, a vida muda quando você muda.

14 de agosto de 2014

Nariz de palhaço


Tudo bem se, por amor, nos tornarmos verdadeiros bobos. Sim! Bobo. Você irá admirar a pessoa amada, e dará conta que sua boca, está quase escancarada, de tão aberta. E então você irá fechá-la. Interrompendo a saliva, de pingar na tua roupa. (risos) É brincadeira! Isso é apenas uma pequena demonstração, do quê pode acontecer, quando ficamos muito admirados com quem amamos...
Nossas bocas se escancaram, e quase babamos. Eu não ligo, se eu parecer um pouco boba. E se eu for realmente boba, eu coloco um nariz de palhaço só para te alegrar. E tomaria também muitas tortadas na cara, para você gargalhar. Eu faria malabarismo, mesmo que as bolinhas caíssem no meu rosto. Você sabe que eu não tenho uma boa coordenação-motora. Mas eu realmente, não ligo. Mil bolinhas poderiam cair, o importante é ver você sempre sorrir. Eu aprenderia a andar com aqueles imensos sapatos, sabe iguais ao do Bozo? Andaria toda desengonçada, tudo bem, pois você iria achar graça. Usaria aquelas calças largonas, verdadeiros ''sacos de batatas'', e usaria perucas de cabelo crespo toda coloridinha. Pintaria meu rosto de branco, faria um bocão vermelho com contorno, e sorriria mandando beijos. Faria caretas, e mímicas, com meus trejeitos. E assim como os verdadeiros palhaços, exibiria minha ingenuidade. Daria mil cambalhotas, para ver o brotar em teus lábios este teu sorriso lindo. Poderia ser eu mesma, pois assim como os palhaços eu também sou desajeitada, e um tanto quanto desastrada. Faria uma voz bem fininha, e engraçada. Contaria piadas, fazendo palhaçadas, no embalo das tuas deliciosas risadas. Para te ver feliz, eu coloco um nariz vermelho, pinto meu rosto de branco, desenho meus olhos, contorno meus lábios. Me visto como palhaço, dou cambalhotas, faço brincadeiras, e caretas. Se for preciso, eu faço mil e uma palhaçada, para ouvir o som da tua gargalhada.

5 de agosto de 2014

Eu, por mim mesma


Algumas coisas sobre mim, talvez nunca mudarão... .
Como por exemplo, isso de ser sonhadora, e acreditar no mundo do meu jeito. Enxergá-lo da minha maneira. Ser chorona, chorar vendo filmes, que para muitos parecem filmes bobos. Chorar por saudade, chorar por amor. Já chorei porquê meu gato sumiu, porquê meu cachorro morreu, porquê meu tio faleceu. Já chorei também, porquê minha bisavó tinha falecido. Chorei porquê alguém estava ''de mal'' comigo, ou por um fato acontecido. E talvez oquê nunca mude em mim, é esse negócio de tomar as dores do outro. De sempre sentir a dor antes de levar o tiro. Antigamente eu sofria muito com isso, mas hoje em dia não sofro tanto quanto antes. Sofro de ansiedade. Hoje, ela é controlada. Mas, há algum tempo atrás, a ansiedade me corroía, me dominava, me impedia de executar muitas tarefas. A ansiedade era tanta, que precisei de 6 meses de terapia. Antes, se você me convidasse para uma festa daqui um mês, eu simplesmente, experimentava todas, isso mesmo t-o-d-a-s, as roupas de dentro do meu guarda roupa. Incluindo sapatos, incluindo testes de maquiagem. E quando finalmente chegava a festa, por tanto aguardar ansiosamente, eu passava mal, e acabava não indo. Minhas mãos formigavam, e não conseguia raciocinar direito. Hoje, ainda sou um pouquinho, bem pouco mesmo, ansiosa. Hoje a pessoa vem me buscar e eu acabei de dar início na minha ''arrumação''. Tem vezes que ainda nem sei que roupa eu vou, e pessoa tem que ficar me esperando na sala de estar. Tem dias que me olho, e fico irritada com o cabelo que não tá legal, com uma espinha gigante que nasceu bem no meu nariz, e eu tenho algum lugar para ir. Meninas, vocês sabem com isso é. E é péssimo. Ai a gente espreme, parece que levamos um murro do Mike Tyson. E querendo melhorar, pioramos. Mas também tem dias que acordo me sentido maravilhosa, que olho no espelho e meu cabelo está sedoso, minha pele macia, e minha alto-estima lá em cima. Tenho também pequenas crises: quando experimento uma roupa, eu quase-gostei, e uma pessoa falar que não está legal, eu me sinto pressionada e um pouco mal. Acabo indo com aquela roupa mesmo, e custo a me sentir bem. Fico perguntando de cinco em cinco minutos se aquela roupa está mesmo legal, e adequada para o local.Quando vejo alguém  maltratado, humilhado, chorando, depressivo, desiludido, eu logo vou me colocar em seu lugar. Me sentir exatamente como ele se sente, e me dobrar em mil para ver este alguém feliz e bem. Tenho amor incondicional pelas pessoas á minha volta. Minha família sempre será o meu porto seguro, o meu alicerce. Sempre vou fazer de tudo para ver eles sorrirem. Tenho muitos colegas, mas amigos, amigos mesmo eu com duas mãos consigo encaixar o nome de cada um. Muitas vezes, posso parecer boba, ou um tanto quanto infantil. Mas não, por dentro sou madura o suficiente para enfrentar os problemas da vida. E as dificuldades do dia-a-dia. Posso chorar, me descabelar, sair pisando duro, e bater a porta do quarto. Mas meus problemas não serão resolvidos dessa maneira. Eu preciso parar, pensar e enfrentá-los. Isso, minha mãe que me ensinou. Antigamente, eu batia sim o pé, e a porta. Hoje, eu enfrento meus problemas com mais maturidade. Algo que acho que nunca irá mudar, é o meu jeito de ser distraída, e espontânea. Antes, eu quebrava uns dois copos por dia, e derrubava o controle umas cinco, seis vezes por dia. Hoje, eu quebro um copo por mês, (e olha lá), e derrubo o controle três vezes por semana. Bem, isso mudou, mas eu sempre vou derrubá-los. Escrever e minha maneira de descontrair, de me abrir ao desconhecido, minha maneira de mostrar o meu mundo, para tantos viajantes que aqui visitam. Eu, talvez, sempre serei essa menininha apesar de mulher, sonhadora, amável... que grita, que fala muito alto. Que quando tem uma novidade tagarela como um rádio, quase não respira quando fala. Que acredita que o amor é a coisa mais bela que existe, que o amor pode mudar  mundo. Que sempre procura sorrir para todos que encontra. Que sempre está querendo ajudar. Mas que também, é um tanto quanto estressada, ás vezes perde o equilíbrio, e se deixa dominar pelas emoções. Que ama cantar, ler, escrever, amar... Eu sempre acreditei em amor eterno, em felizes para sempre, em até que a morte nos separe. E vou sempre acreditar. Carrego sonhos em minha bagagem, sonhos que se realizarão. Pessoas que me acompanharão... e eu, posso dizer que encontrei alguém disposto a me dar a mão. Que para os meus problemas vê sempre uma solução. Que me encoraja, e me apoia, me mostrando a direção. Minha família e amigos sempre fazem esse papel, mas agora esse papel também incluiu você, (meu bem), o dono do meu amável, sonhador, inconstante, e vulnerável coração. É... algumas coisas sobre mim, realmente... nunca mudarão.

2 de agosto de 2014

Ontem, Agosto bateu em minha porta




Eu o recebi de coração aberto. Caio, (Caio Fernando Abreu), diz que para atravessar agosto, antes de mais nada é necessário, paciência e fé. Ele diz, que é preciso paciência para cruzar os dias, sem se deixar ser esmagado por eles. E fé para estar seguro, pois chegará Setembro. Eu, particularmente nunca fui muito fã de agosto, é um mês frio, que só se fala de Festa de Rodeio, (ou de peão, como preferirem). É o mês do aniversário do meu tio, que faleceu já alguns anos... e isso me entristece um pouco. Mas também é aniversário do meu avô, então me alegro, e vou poder lhe dar um abraço bem apertado. E também, é o mês do Dia dos Pais, e eu quero agradecer muito meu pai neste dia. Agosto é uma preparação de psicológico. Sim! É isso. Preparem o psicológico pois a primavera chegará. E estaremos que estar dispostos, e receber também de coração aberto, todas as flores que se abrirão. Temos que estarmos de bem com nós mesmos, para poder enxergar a beleza das flores, e sentir o perfume de cada uma delas. Nosso psicológico tem que estar muito bem preparado. Preparado para o bem, para receber tudo de bom que Agosto tem á nos oferecer. Seus ventos fortes, suas semanas longas, seus dias agitados... ou normais. Ontem, Agosto bateu a minha porta. Tudo bem, eu não vou muito com a cara dele. Mas eu o recebi bem. De coração aberto, repito. Feliz por mais um mês de vida, feliz por saber que a primavera está próxima, em Setembro que é coladinho com Agosto. Voltando ao Caio, ele disse que ter um amor para atravessar Agosto é importante. Pois deve ser isso, que me faz receber tão bem este mês, que muitos dizem ser o Mês do Cachorro Louco. (Bobagem!) Então, que Agosto seja um mês bom para mim. Não vou usar aquelas famosas frases clichês...''Que Agosto me traga tudo que Julho me roubou...'' e blá blá blá. Ele não vai trazer nada não. Você que tem que buscar sempre. Não vamos colocar a culpa no mês. Crucificamos Agosto, pois ocorreram o suicídio de Getúlio Vargas, a morte de Juscelino, entre outros ocorridos nada agradáveis. Mas isso poderia ter acontecido em Setembro, quem sabe em Outubro? Então, não culparemos os meses. E nem culparemos eles por problemas que podem ter ocorrido com nós mesmos, os meses não são os culpados. Eu não tenho oquê culpá-los. Os últimos meses, os 3 últimos meses especificamente, foram-me muito bem-vindos, e me trouxe muita felicidade. Agosto começou ontem e já me fez feliz também, e os meses que virão, não serão diferentes, serei feliz também. O quê nos resta é receber este mês com paz, leveza, e calma. E fazer dele um mês bom, para lembrarmos dele com memórias positivas e agradáveis. Em Agosto é importante cuidar do jardim de nossa alma, para receber as flores que Setembro nos trará. Preparar tudo bonitinho.... pois com amor, todo mês é bonito. Agora é cuidar em Agosto, para florir em Setembro. 

26 de julho de 2014

Admirável aquarela


Cantarei com pássaros em sua janela. Cantarei a mais bela e doce melodia, para ver brotar o teu sorriso neste teu rosto lindo, e assim, florescerá em mim, no jardim da minha alma. Não sentirás medo. Muito menos, sofrerá. Se for preciso cantarei todos os dias em frente a sua janela para ver teu novo sorriso que florescerá. E dezenas, até centenas, que florescerão. Sofrimento, repito, não haverá. Muito menos, angustia, tristeza, solidão. A felicidade habitará em seu coração e decorará sua alma. Todas as manhãs quando abrires a janela, seu passarinho cantará. Cantará a felicidade, a alegria, a vida, e a dádiva que é o amor: onde só se tem espaço para oquê faz bem, onde não há rancor, não há ressentimento, ou dor. A melodia que cantarei, será a mais bela e pura de todas as melodias. A mais pura e doce de todas as canções. Cantarei com a alma, e com o coração. Para que floresças todos os dias,  teus sorrisos. Para que cresças todos os dias, sua alegria. Para que aumente todos os dias, sua vontade de viver. Para que as flores do teu jardim, floresçam com meu canto, como teu sorriso em mim. Para que te convença a cada dia, que você sempre terá um passarinho na tua janela, para lhe mostrar: como a vida é bela, o amor sublime, e a felicidade, com as tintas que nós mesmos escolhemos: uma admirável aquarela.

5 de julho de 2014

Voo

''Sou como um pássaro, que voa em direção ao seus sonhos. Que voa em direção a seu destino, e que nunca desiste de alçar o seu mais alto voo. Muitas vezes posso parecer frágil como um filhote, mas também posso ser ágil como um gavião. E quando tudo estiver dado como perdido, minhas asas estiverem machucadas, e eu não ter mais forças: ressurgirei como uma fênix. Não importa o tamanho das suas asas, oque realmente importa é a sua garra, determinação e persistência para executar o seu mais belo voo. Asas pequenas alcançam grandes alturas. E uma das coisas mais belas, é quando encontramos outro pássaro, disposto a nos acompanhar. Uma mãe quando seu filhote nasce, o ensina a bater as asas. Ele quebra-as, machuca-as,  mas aprende a voar, aprende a voar sozinho.  E sempre que precisa, retorna á seu ninho, para curar feridas e dar início á outro voo''.

29 de junho de 2014

Declaração

''Gosto de deixar manchado de vermelho ao redor dos teus lábios, e observar a textura vermelha se misturar com a cor da tua barba. Gosto quando me abraça e me faz perder o ar, e estralar as costas. Quando me ergue, e me beija o cangote. Ou então, quando você me dá um beijinho demorado em uma das minhas bochechas, um pouco rechonchuda. Eu gosto quando você me olha demoradamente, com teu olhar misterioso, mistério, que um a um desvendo todos os dias e não tenho nenhum medo. Eu gosto quando você morde um dos lábios, quando eu te toco. Gosto quando você me morde os lábios, me tocando. Eu gosto de  admirar tua beleza teus olhos, e os teus lábios. A beleza da tua voz, de ouvir as frases que você formula e diz, de ouvir as frases que você diz sem ao menos formulá-las. Gosto do som da tua risada, que só de ouvir ou lembrar, já se estampa um sorriso em minha face, e expandir o seu espaço em meu coração. Gosto quando você alisa meu rosto, e com os dedos acaricia minha boca, e me dá um beijo. Gosto de você, porquê, é simplesmente você. Entende? Sei que sim. Gosto de você, pois você me dá motivos todos os dias para viver, acreditar e insistir na felicidade. Insistir em você, insistir em nós. Você me faz crescer, sorrir, viver, e principalmente, sentir''.

25 de junho de 2014

8.002 visualições no Blog!

Hoje, dia 25 de Junho de 2014, nós alcançamos mais uma meta!
8.002 visualizações. Que felicidade! Muito obrigada á todos leitores frequentadores do blog, amigos, e colaboradores. Sem vocês o A vida muda quando você muda, não faria nenhum sentido. Sou muito grata á cada um de vocês que tornam o blog cada dia melhor.
Obrigada! E que venha: 9.000, 10.000, 11.000...

Mariana Fischer Brandão.

Teus olhos

''Olhos mais lindo que os seus eu jamais vi. Desconheço córneas, retinas, pupilas, e cores mais belas que as dos teus olhos. Teus olhos cor de mel... olhar de menino. Olhos que enxergam além da minha alma, olhar que me faz ter um pouco mais de calma. Olhos que sorriem, quando me beija a boca. Olhos que me beijam, quando me faz sorrir os lábios. Olhar mais puro não há nenhum outro. A córnea dos teus olhos, são as córneas dos meus, que me faz enxergar á luz, transpassando da minha pupila até chegar á minha retina. Os teus olhos para mim, funcionam como uma lente fixa. E só com eles sou capaz de enxergar as cores mais belas,  os verdadeiros e simples sentidos da vida. Como por exemplo: o teu olhar''.

18 de junho de 2014

Nova Morada

''O beijo inesperado eu lhe roubei, os segredos guardados eu lhe revelei, a felicidade que se tornou nossa, contigo compartilhei, os sonhos mais lindos contigo eu sonhei. A vida que era minha agora eu te dei. Somos duas almas que caminham em um só caminho, duas mãos dadas que se seguram todo tempo, pés que seguem uma única direção, direção essa que só se segue, quem entregar o coração. O meu está entregue, e o seu muito bem recebido, pra sempre''.

11 de junho de 2014

Amar é um dom. O amor é uma dádiva. É o sentimento mais belo, puro e verdadeiro que existe.

Toma conta de todos nós. De nossa alma, de nosso corpo, dos nossos sentidos, de nossas razões, de nossos desejos...
 Quanto tempo é necessário para dizer eu te amo? Quanto tempo é o suficiente para não mais tanto dizer? Reduzir as palavras, substituindo por atitudes? No amor toda prova de amor é válida. Um avião puxando uma faixa escrita: ''Casa Comigo?'' Ou então, um salto de para-quedas. Um jantar á luz de velas, um café da manhã na cama, ou então aproveitando para rimar com café, simplesmente um: cafuné. Um abraço apertado desses que estralam nossas costas, um beijo de cinema, um simples selinho, um beijo na pontinha do nariz, um beijo na testa, um beijinho de esquimó. Um beijo corrido por quê está atrasado, um beijo demorado por quê se tem todo o tempo do mundo... Quando o amor nos invade, ele invade também nossa alma, nosso espírito, nossos corações. O mundo se torna mais belo. As cores mais vivas. As estrelas mais cintilantes, a lua mais incandescente, as melodias mais suaves, as belas canções de amor, começam a fazer sentido. O olhar de quem ama vê a verdadeira beleza. O olhar de quem ama e o olhar de quem nos ama, é sempre mais bonito. Ver o sorriso de quem amamos nos faz feliz, nos faz sorrir. O som da gargalhada, o som da tua voz. Ah! Como parecemos bobos, quando estamos apaixonados. Como nos tornamos verdadeiras crianças, onde descalças trocamos o esconde-esconde pelo pega-pega. Queremos ser pegos. Queremos que o amor nos pegue. O amor é capaz de renovar vidas, restaurar corações, curar feridas, indicar caminhos, apresentar direções. O amor tem de ser: Puro e verdadeiro. Sendo assim, nada o destruirá ou o impedirá. Quando há pureza e verdade no amor, não há mal que vingue, não há empecilho que o atrapalhe, ou obstáculos capazes de derrubá-lo.
 A força do amor resiste á tudo.
 A união do amor prevalece á tudo.
 A razão do amor supera tudo.
 A paciência do amor releva tudo.
 A esperança do amor acredita sempre.
 A fé se incia, permanece e ressurge.
   Acredite, persista, tente, e não desista.

29 de maio de 2014

O caminho do amor

"Quando a gente ama, o mundo passa a ter mais brilho, mais cor, mais vida, tudo passa a fazer sentido. As coisas mais simples, as coisas mais belas, as coisas mais importantes. Quando temos alguém para acompanhar nossos passos, e nos dar a mão, não há caminhos que não possam ser percorridos, nem obstáculos que não possam ser enfrentados, por quê quando se ama, tudo é possível. Pois no vocabulário do amor, a palavra impossível é inexistente''.

19 de abril de 2014

Amar ao próximo


''Bom mesmo é amar e ser amado.
Bom mesmo é receber e dar amor. Não somente o amor entre um homem e uma mulher, mas qualquer tipo de amor. O amor de um pai por um filho, o amor de mãe. O amor dos filhos pelos pais, o amor dos avós. O amor pelos teus amigos, o amor pelos teus primos, o amor pelo teus tios. O amor que você recebe em lambidas pelo seu cachorro. O amor que ele te trás a bolinha depois que você á joga. O amor pela sua vizinha, aquele senhora que sempre lhe deseja bom dia. O amor com que você, á deseja bom dia. O amor pelos caixas do supermercado, o amor pelas atendentes da padaria, o amor pelo açougueiro, o amor pelo carteiro que vem te trazer correspondências. O amor pelo seu namorado. O amor pelo seu marido. O amor pelo garoto da sua sala. O amor ao próximo.
Gentileza é sinônimo de amor. Amor resulta em gentileza. Seja gentil, tenha amor. Se ame, e dê amor aos outros. Quando isso vier á acontecer, você perceberá que a vida não é tão bruta como parece. A partir do momento que amamos, e somos amados, passamos á enxergar a vida com outros olhos. Passamos á dar mais importância. E deixar de lado tudo aquilo que não nos faz bem. Só basta um gesto para fazer e nos sentirmos bem: Ter amor ao próximo, e ter o teu amor como retribuição''.

27 de março de 2014

Outono: Tempo de renovação

*Clique com o botão direito abrindo uma nova guia com a música, para acompanhar o texto* Música: The xx - Intro
http://www.youtube.com/watch?v=3gxNW2Ulpwk

''Estação onde tudo se renova...
Onde as árvores se desfazem das folhas e flores que já não lhes satisfazem. Onde o vento que se aproxima, leva consigo todos os vestígios de pétalas espalhados por entre as ruas, praças, e avenidas. É tempo de renovar a vida. Assim como as árvores que permitem que o vento leve o quê já não possui mais brilho, cor, ou beleza, nós precisamos deixar que o vento de outono, também leve consigo o passado. Leve a tristeza, leve os enganos, as decepções, os desentendimentos... afaste de nossas árvores todo o rastro e resto de tudo aquilo que já não tem mais vida.
E que assim permita que novas folhas, flores e frutos renasçam. Que se tornem folhas verdes, flores lindas, e frutos maduros... que nos despertem admiração. Que com o outono que se inicia, se reinicie também a vontade do novo. Que tenha espaços em nossas árvores, vidas, e coração para tudo que vier a brotar...
E que brotem, literalmente, novinhos em folha''.

23 de março de 2014

Loucura

Novidade do Blog: Músicas para se ouvir, ao lerem os textos.
 
Hoje dia 23/03/2014 a nossa música escolhida foi:
Muse- Madness http://www.youtube.com/watch?v=Ek0SgwWmF9w
 Clique com o botão direito, e abra o link em uma nova guia, para acompanhar o texto:
    
''O segredo disso tudo se esconde nos detalhes. Está tudo escrito através dos detalhes. Tudo que é alimentado por nós mesmos, acaba se tornando uma grande proporção. Tenha consigo boas memórias... essas memórias que persistem em nossas mentes. Uma loucura que evolui a cada instante, a cada tique taque do relógio, a cada batida de um coração descompassado. Talvez isso seja amor. Ou então, o início dele. Precisamos manter o controle, para que isso tudo não nos deixe completamente loucos. Você precisa disso, você precisa alimentá-lo. Você quer que isso tudo se torne uma grande proporção. Mas você foge, foge com medo de acabarmos dilacerados. Você tem medo de machucar seu coração. Você tem medo de acabar ferido. Mas não. Eu não vou deixar isso acontecer com você, temos tempo. Temos todo tempo para procuramos uma maneira de não acabarmos feridos. A maneira correta de amar. Deixo você ir, deixo-o livre para encontrar teu caminho, correr atrás de seus sonhos, criar o seu universo. Estarei esperando, contanto as horas observando o relógio, esperarei pelo teu resgate. Sei que posso estar errada, mas precisamos acreditar no sentimento que nos une''.

17 de março de 2014

Insistir no amor


Ás vezes penso que isso pode ser um defeito. Talvez seja uma qualidade, que poucos possuem. Ou possuem e não demonstram, ou demonstram e não possuem. Essa mania de insistir em algo... em algo que ás vezes não vale a persistência. O amor como por exemplo, para que insistir em um amor que não é correspondido, ou que não é verdadeiro, ou que não é sentido por ambas as partes? Muitas pessoas tem amor por alguma outra pessoa que talvez, não tenha o mesmo amor por ela. Ou então, que não demonstra ter. A persistência é válida até o ponto que isso lhe faz bem. Até o ponto que exista esperanças...
Quando se é correspondido o amor se torna leve, prazeroso, bondoso. Quando não se é correspondido, ou válido, o amor se torna um peso, doloroso, um mal. Ninguém irá querer um amor doloroso, todos querem e procuram um amor que lhe faça bem, que seja leve, e que seja verdadeiro.

23 de fevereiro de 2014

7.000 visualizações

''Hoje, dia 23 de Fevereiro de 2014, o blog A vida muda quando você muda, cumpriu mais uma meta. A meta de: 7.000 visualizações. Queria agradecer á todos que colaboraram para a realização de mais esta conquista. Pois sem vocês, o blog não teria sentido. Que conquistemos sempre mais, sem esquecer de tudo aquilo que já conquistamos. Meu muito obrigado, á cada um de vocês, que se identificam, e admiram os meus textos, isso me faz muito bem, e me faz feliz. Me faz querer continuar escrevendo, e fazendo o bem para quem quer mudar... para quem quer mudar as suas vidas. Trazendo um pouquinho de alegria, felicidade, esperança, afeto, carinho neste maravilhoso espaço que aqui escrevo. Muito obrigada! E que venha #8.000 visualizações''.

* E como nosso segundo maior público é os EUA, meus agradecimentos á vocês que me surpreendem á cada dia, com o número de americanos que visitam o blog!

And as our second largest audience is the U.S., thank you that will surprise me every day with the number of Americans who visit the blog!

22 de fevereiro de 2014

O outro lado da morte de Kurt Cobain



''Dia 8 de abril  de 1994. Um eletricista vai á casa lago Washington, então residência de Kurt Cobain para fazer uma reparação. Ao entrar na garagem, se dá conta de algo errado. Vê através de uma janela um corpo estendido, e uma poça de sangue. O eletricista automaticamente  telefona á polícia que dá conta do caso. No relatório ficou escrito que era suicídio. No entanto, depois de várias investigações aprofundadas surgiu a hipótese de homicídio. Vejamos porque:
Primeiro temos o fato de que Kurt e Courtney iam enfrentar um longo processo de divórcio. Isto, faria com que Courtney, perdesse regalias. Regalias que nunca mais teria. Depois, o fato de um dos cartões de crédito de Kurt não estava com ele, e foi usado durante os dias em que se supõe que ele estava já morto. É um pouco suspeito. A arma de fogo com que o crime teria sido cometido, uma caçadeira Remington, foi comprada por que Kurt receava ela sua própria vida. E não foram encontradas nenhuma impressões digitais legíveis. Porquê o fato de as impressões terem sido procuradas quase um mês depois? Depois temos o fato da carta, que todos nós conhecemos. As últimas três linhas da carta, possuem uma grafia diferente comparada ao restante da carta. E também foi considerada por peritos, que a carta, não era uma carta de despedida para sua mulher e filha, mas sim uma carta de despedida da sua profissão, da qual ele se queixava havia algum tempo. Existe também outra carta, da qual Courtney nunca falou. Até ter se deslizado numa entrevista á Rolling Stone. Esta carta referia que Kurt iria abandonar o casamento e a música, não o mundo. O fato de que ele se tinha injetado heroína não é novo. Mas Kurt, tinha no sangue o equivalente á três doses. E nem ele, nem ninguém conseguiria sobreviver á isso. Após se injetar, ele paralisaria automaticamente, ficando sequer incapaz de segurar uma arma. Então como é que se alvejou? Além disso, Kurt não estava barricado em sua casa, como foi reportado pelas televisões. Na verdade, aquilo que supostamente estaria a barricar a porta estava em frente de duas portas que davam para uma varanda. A carta de condução de Kurt, não foi deixada por ele para identificação, como mais uma vez as televisões se enganaram a reportar. Ela foi retirada da carteira pelo primeiro policial na cena do crime para fotografar. Segundo os maiores especialistas em caligrafia nos EUA, a nota de suicídio teve três frases incluídas. Sem elas, seria uma nota de despedida - talvez dos próprios Nirvana, que Kurt pretendia desmanchar (?) A autópsia revelou que Kurt tinha tomado três doses letais de heroína, que imediatamente o teriam feito cair em coma, ou até mesmo morrer, sem poder disparar uma arma. Sim! O sangue de Kurt tinha 1,52ml de morfina por litro, mais do que o dobro do suportável, mesmo para um usuário em heroína, que pode ter adquirido uma certa resistência á droga. Segundo médicos, uma dose 70 vezes menor, mataria uma não usuário de drogas. Mesmo se Kurt sobrevivesse a tal overdose, ele jamais teria condições de guardar a seringa, desenrolar a manga de sua camisa, carregar a arma e disparar. O médico legista que registrou a morte de Kurt como suicídio é amigo de juventude de Courtney. Não há digitais na arma, nos cartuchos, na caneta e na nota de suicídio. Como é possível um morto apagar  as próprias digitais? O cartão de crédito de Kurt,  foi usado duas vezes em quantias relativamente altas depois de sua morte. El Duce, afirmou ter sido contratada por Courtney para matar o marido por 50 mil dólares. Uma semana antes de Kurt morrer, Courtney ligou para o lugar onde El Duce trabalhava e disse que precisava dele para fazer oque tinham combinado. O músico estava em turnê com a sua banda e, segundo a pessoa que atendeu Courntey, ela ficou furiosa com a notícia. Pouco tempo depois da morte de Kurt, El Duce morreu num estranho atropelamento provocado por um comboio. Kurt, teve uma overdose em Roma pouco antes de morrer. Primeiro, Courtney referiu-se ao fato como um acidente. Depois da morte do marido, ela disse que essa overdose foi uma tentativa de suicídio. Se realmente foi, porque ela não fez nada para impedi-lo de tentar novamente?
Quando Kurt comprou a arma que o matou, Dylan Carlson, o seu melhor amigo estava com ele. Dylan afirmou que jamais compraria uma arma com Kurt, se desconfiasse que ele queria se matar. Quando Kurt saiu da clínica de reabilitação, ligou para o avô e marcou uma pescaria. O avô de Kurt disse que o neto parecia muito feliz. Dylan, disse que Kurt havia feito muitos planos para quando ele saísse da clínica de reabilitação. Kurt, amava muito a sua filha Frances para deixá-la sozinha. Costumava dizer que segurá-la era a melhor droga do mundo. E mesmo que ele quisesse se suicidar porque é que não se ficou apenas na overdose? Porque é que tinha de estourar a cabeça? Para a filha ficar com uma imagem horrível dele? Uma pessoa que visitou Kurt no centro de reabilitação disse que esperava encontrá-lo deprimido, mas ficou surpreendida com a alegria e boa disposição de Kurt. Kurt pretendia divorciar-se de Courtney. Amigos afirmam que ele já havia feito um novo testamento, de onde excluiu Courtney, mas que nunca chegou a ser assinado. Quando Kurt anunciou que os Nirvana, não iriam participar do festival Lollapalooza, Courntey ficou furiosa. A banda ganharia milhões, e ela não se aceitou que Kurt perdesse todo esse dinheiro. No dia 4 de abril um analista financeiro de Michigan diz ter-se encontrado com Kurt. Durante a conversa, ele afirma ter perguntado se Kurt já tinha sido ameaçado de alguma forma. O músico respondeu positivamente e disse temer pela vida. Quando o corpo de Kurt foi encontrado, a polícia automaticamente disse que se tratava de um suicídio. Apenas algumas polaroids foram tiradas no local, e um outro filme batido jamais foi revelado. Nas semanas anteriores á morte de Kurt, Courtney ligou para uma das suas agentes Rosemary Carroll e pediu-lhe que contrata-se o advogado mais perverso e corrupto que existisse. Kurt chegou a Seattle na manhã de Sábado, 2 de Abril e foi levado para sua casa por um motorista contratado. Mais tarde pela manhã, Michael DeWitt, (também conhecido como ''Cali''), o baby sitter masculino que vivia na casa de Cobain,  diz que Kurt foi para o seu quarto e teve uma rápida conversa com ele. Cali afirmou que avisou Courtney que Kurt tinha estado em casa. No sábado a noite Courtney fez com que um amigo cultivasse a história na Associated Press que dizia que ele teve uma overdose e estava no hospital. Durante o desaparecimento de Kurt, Courtney foi convidada a ir a Seattle procurar o marido proposta que prontamente recusou, afirmando ter que tratar de negócios em Los Angeles. Advogados da cantora afirma que na altura Courtney não tinha qualquer tipo de negócios para tratar. Apesar de ter contratado um detetive Courtney sempre fez de tudo para dificultar as investigações, ora com pistas falsas, ou com contradições ou até mesmo com mentiras. Porquê? Oque ela queria esconder de todos? O eletricista que encontrou Kurt, foi contratado por Courntey. Como é que no meio da agitação do desaparecimento do marido ela se lembra de contratar um eletricista para arranjar um pequeno problema em casa? Será que ela sabia que Kurt estava lá e queria que o encontrassem? Esse mesmo eletricista afirmou que quado encontrou o corpo de Kurt, ele estava com os cabelos penteados, lisos, e perfeitos como nunca. Desde quando os mortos de penteiam?
 Kristen Pfaff, baixista da banda de Courtney, morre de overdose. Seu corpo na banheira do seu apartamento em Seattle. A morte de Kristen ocorreu na tarde anterior do seu planejado retorno a Minneapolis. Numa entrevista pouco tempo depois, Courtney disse que teve que arrastar Eric para afastá-lo do corpo de Kristen. Isso significa que Courtney estava em Seattle quando Kristen morreu. As evidências mostram que Kurt ia abandonar Seattle e Courtney pouco depois de voltar da reabilitação em Los Angeles. Kristen também queria abandonar Seattle e ir para longe de Courtney. Kurt e Kristen era muito amigos. A morte dela foi coincidência? Ou foi um assassinato?  Courtney afirmou ter outra carta escrita por Kurt, onde ele afirmava a intenção de se suicidar. No entanto, esta carta nunca foi vista por ninguém. Kurt não estava barricado no quarto com foi informado, por algumas fontes mal informadas, aos media. O banco que supostamente estava contra a porta, estava simplesmente em rente de duas portas destrancadas que davam acesso á varanda. O álbum Live Through This, o segundo das Hole, foi lançado menos de uma semana depois da morte de Kurt Cobain, oque serve como prova de que Courtney se preocupava muito mais com seus negócios do que com oque tinha acontecido com o marido''.

20 de fevereiro de 2014

Coração ás avessas

Estremeço diante de ti, apareço pelo avesso. Não sei se clareio, ou se escureço, se acrescento ou diminuo, se paro ou continuo. Não sei se fico, ou se caminho, meu coração pulsa em profundo desalinho. Batidas descompassadas... disparo. Como uma bala que atinge o teu beijo e jorra o vermelho dos teus lábios. Atinge a menina dos teus olhos e te faz enxergar o lado escuro do dia. Ardia. É dia... o sol arde, a ferida arde...dói, corrói, aos poucos destrói. O sol queima a pele, cega os olhos, o amor nos cega. O amor nos faz queimar. Coração covarde, que teme o desconhecido. O apaixonado se diz fracassado por temer a dor do amor, e por ela é vencido. Se julga derrotado... esmagado pelo peso da paixão, mas não. Quando estamos do avesso, necessitamos que alguém nos coloque do lado certo. Estamos todos expostos, como roupas penduradas. Juntos nos desavessamos. Sozinhos na vitrine do mundo, não passamos de peças avessadas.

3 de fevereiro de 2014

Positividade

''Pessoas que nada nos acrescentam nem diminuem tem de ser ignoradas. Aqueles que nos invejam, ou nos prejudicam, tem de serem evitados. Ninguém quer ao lado, alguém que te faz mal. Todos nós, queremos pessoas de bem, que nos fazem sentirmos bem. Pessoas negativas, atrai negatividade. Atraia pessoas positivas ao seu lado. Assim como pessoas negativas ou positivas, fazem mal ou bem a si mesmo, e para quem possui a sua companhia. Negativas, são pessoas incapazes, fúteis, sem perspectiva, sem sonhos, sem brilho. São, na maioria das vezes, pessoas invejosas que tem de, como por exemplo, difamar ou ofender o seu próximo para assim, conseguirem se sentir bem. Pobres pessoas! Aquelas que precisam fazer o seu próximo de degrau, para tentar alcançar algo. Nenhuma vitória é digna, quando precisamos ofender o outro para vencer. Na realidade, assim não se obtém vitória alguma. Ninguém vence somente por pisar em alguém, ninguém é rico o suficiente se possuir somente dinheiro. A verdadeira riqueza, nem todos possuem: O bom caráter''.

20 de janeiro de 2014

Chance

''Cada dia é uma nova chance, para fazer qualquer coisa que poderia ser feito. Ou então, que não foi feito da maneira que deveria se fazer. É sempre tempo de aprender, refazer, e tentar mais uma vez''.

14 de janeiro de 2014

Trechos e frases de poemas de Manuel Bandeira(Estrela da Vida inteira) A cinza das horas

Página 52. Poema: Mancha
''...No fundo é amargo e triste, e dói mas que tudo...''

Página 53. Poema: À sombra das araucárias
''...O próprio tempo é o bom remédio...''

Página 55. Poema: A vida assim nos afeiçoa
''Quer, no mistério que te esconde,
''Tu sejas, tão-somente, o fim:
''-Olvido imperturbável, onde
''Não restará nada de mim!''

Mas horas ha que marcam fundo...
Feitas, em cada um de nós,
De eternidades de segundo,
Cuja saudade extingue a voz.

E a vida vai tecendo laços
Quase impossíveis de romper:
Tudo o que amamos são pedaços
Vivos do nosso próprio ser.

Página 57. Poema: Poemeto Irônico
''...E os teus desejos ferventes vão
Batendo as asas na irrealidade...''

''...Carícias lentas, de uma maciez que se diriam feitas por lábios...''

''Espiar-lhe na alma por conhecer o que há sincero nas aparências...''

Página 61. Poema: Paráfrase de Ronsard
''Senhora, tempo foge...o tempo foge...
Com pouco morreremos amanhã
Já não seremos oque somos hoje.''

Página 70. Poema: Delírio
''Por que, na solidão desta tarde que morre,
Sinto o pulso bater em pancadas de medo?
Por que de instante a instante uma lembrança ocorre,
A que estremeço como a um terrível segredo?''

7 de janeiro de 2014

Por trás da vidraça

A noite se inicia quando o dia termina. O céu se torna negro, como a cor dos teus olhos, e a solidão se faz presente trazendo consigo, teu gosto amargo. Tentando manter o controle, enquanto o mundo lá fora, ri de suas dores. Você tenta amenizar, você tenta estancar o sangue, mas o corte é muito fundo. Você passa horas em frente a janela, segurando sua xícara de café, mas não percebe que ela está vazia há muito tempo. Observa a vida pela janela, através da vidraça, suja e embaçada, nada é nítido aos teus olhos. Fraco demais... fingi ser forte. Você passa os dias, você vive eles, através de lembranças, que bagunçam e confundem sua memória, seus pensamentos se tornam um verdadeiro rodamoinho. A superação precisa vir á tona. Você precisa lutar contra suas dores. Dentro de si mesmo, é que se esconde os segredos mais obscuros, e a verdade sobre suas profundas feridas. Você precisa curá-las. Não adianta dizer que está tudo bem, e que você superou suas perdas, que você aguenta essas dores. Quando na verdade, você agoniza, você lamenta, você chora, e sofre calado. Se desfaça de suas lembranças ruins, abra sua janela, limpe sua vidraça, admire o pôr-do-sol, cure suas feridas, vença suas dores. Respire novos ares, ame mais uma vez, mais duas vezes, ame quantas vezes puder. Viver é oque faz doer, é que faz vencer. Você é tudo aquilo que cativa, tudo aquilo que se permite ser. Abandone o fracasso, se desfaça da tristeza. Permita-se viver.